terça-feira, 8 de setembro de 2009

Semeador - Dinâmica de Grupo


Dinâmica: O SEMEADOR

Objetivo: Despertar o compromisso de receber e semear a Palavra:

– motivando, mediante a reflexão do texto bíblico, as descobertas de sua relação com o contexto da vida atual;
– possibilitando a familiaridade com a Palavra e a prática de Jesus.

Tamanho do Grupo: 30 participantes, mais ou menos, divididos em 5 subgrupos.

Tempo: Aproximadamente 70 minutos

Ambiente: Propício à divisão em subgrupos, com espaço suficiente à realização dos trabalhos de cada um.

Material: – impresso do texto bíblico: Mt 13.1-23 para cada subgrupo, ou o uso da Bíblia.
– impresso com as propostas e a relação do material necessário para cada subgrupo.

Estratégia:

1º momento: – o animador faz a leitura do texto em voz alta e clara ou solicita a colaboração dos participantes, definindo com antecedência os trechos a serem lidos;
– recomendamos para este momento o uso da Bíblia.

2º momento: – o animador, em poucas palavras, explica que irão realizar trabalhos em subgrupos, já tendo cada subgrupo o seu local, sua proposta e seu material;
– formar os subgrupos (mesclar os participantes segundo os conhecimentos, criatividade etc. de cada um, para tornar os subgrupos homogêneos).

3º momento: – dar 30 minutos para a realização dos trabalhos. Comunicar que, ao término, deverão voltar ao grupão;
– indicar o local e espaço de cada um.

Conclusão: – para a apresentação dos resultados, o animador deverá arrumar as cadeiras em forma de meia lua. Isso facilita a visão do grupão e a apresentação dos subgrupos. Essa arrumação das cadeiras deverá ser feita quando os subgrupos estiverem trabalhando (3º momento);
– ao término do tempo, convocar o retorno ao grupão. Depois de todos se acomodarem solicitar o início da apresentação. Os subgrupos deverão se apresentar pela ordem de sua numeração.
Todos os participantes deverão se apresentar com o seu subgrupo;
– controlar o tempo de cada um;
– se possível, afixar os cartazes;
– ao final das apresentações, deixar livre para as observações de todos. Acrescentar o que julgar necessário;
– encerrar com orações espontâneas.

Recomendações ao animador – Para sua melhor formação e informação, sugerimos o uso da Bíblia – Ed. Pastoral, pois nela encontram-se ao pé das páginas notas explicativas do texto e do contexto da época e da atualidade. Sugerimos também a leitura de todo o capítulo 13, com suas notas explicativas que permitem em entendimento maior da didática de Jesus, no uso dos símbolos, ao explicar a dinâmica do Reino.
– Tudo isso poderá levá-lo ao melhor aproveitamento do tema, ao uso correto da sua oportunidade de semear.

Anexo: propostas para cada subgrupo

Proposta: Grupo 1
– reler o texto: Mt 13.1-23;
– deter-se nos versículos 4 e 19:
Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os passarinhos foram e as comeram”. “Todo aquele que ouve a Palavra do Reino e não a compreende, é como a semente que caiu à beira do caminho: vem o Maligno e rouba o que foi semeado no coração dele”;
– buscar o sentido dos versículos no contexto da época e relacioná-lo aos dias atuais;
– refletir em grupo sobre a visão pessoal de cada participante;
– elaborar uma história atual, cujo sentido revele as descobertas do subgrupo. Atentar para as palavras grifadas nos versículos.
Tempo: 3 minutos para a apresentação. Todos deverão participar.
Material: 1 folha de papel sulfite e caneta.

Proposta: Grupo 2
– reler todo o texto: Mt 13.1.23;
– deter-se nos versículos 5-6; 20-21:

“Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda.

Porém, o sol saiu, queimou as plantas, e elas secaram, porque não tinham raízes”.

A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra, e logo a recebe com alegria.

Mas ele não tem raiz em si mesmo, é inconstante: quando chega uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, ele desiste logo”;
– buscar o sentido dos versículos no contexto da época e relacioná-lo aos dias atuais;
– refletir em grupo sobre a visão pessoal de cada participante;
– valer-se do material disponível e, usando de criatividade, montar uma cena atual que demonstre as descobertas do grupo;
– atentar para as palavras grifadas nos versículos.
Tempo: 3 minutos para a apresentação. Todos deverão participar.
Material: – 1 jornal completo, tesoura, caneta hidrocor vermelha, alfinetes de cabeça ou fita adesiva.

Proposta: Grupo 3
– reler todo o texto: Mt 13.1-23;
– deter-se nos versículos 7 e 22:

“Outras sementes caíram no meio dos espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram as plantas”.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação do mundo e a ilusão da riqueza sufocaram a Palavra, e ela fica sem dar fruto”;
– buscar o sentido dos versículos no contexto da época e relacioná-los aos dias atuais;
– refletir em grupo sobre a visão pessoal de cada participante;
– com recursos dos próprios participantes (objetos de uso pessoal) e usando de criatividade, montar uma cena muda que demonstre as descobertas do grupo;
– atentar para as palavras grifadas nos versículos.
Tempo: 3 minutos para a apresentação. Todos deverão participar.
Material: objetos de uso pessoal dos participantes.

Proposta: Grupo 4
– reler todo o texto: Mt 13.1-23;
– deter-se nos versículos 8 e 23:

Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e renderam cem, sessenta e trinta frutos por um”.

A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse com certeza produz frutos. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta por um”;
– buscar o sentido dos versículos no contexto da época e relacioná-lo aos dias atuais;
– refletir em grupo sobre a visão pessoal de cada participante;
– analisando o mundo que nos cerca, quais pessoas poderíamos citar como “terras” boas que acolheram “sementes” e as fizeram desabrochar para o bem da humanidade?;
– atentar para as palavras grifadas nos versículos;
– desenhar pequenos vasos, na cartolina, identificando-os com o nome das pessoas escolhidas, e escrever, como frutos, o bem que provocaram por serem ou terem sido “terras” boas.
Tempo: 3 minutos para a apresentação. Todos deverão participar.
Material: 1 cartolina e canetas hidrocor.

Proposta: Grupo 5
– reler todo o texto: Mt 13.1-23;
– responder: no hoje, no exercício da fé e da vida, quem é o semeador? Quais as sementes? O que é semear? O que significa a terra?;
– “Porque a vocês foi dado o conhecer...” (versículos 11-12): isso significa privilégio ou supõe compromisso?;
– fatores externos: determinam o êxito da semeadura. Este é o espaço da responsabilidade humana que pode frustrar a grandeza do projeto de Deus. Como?;
– em momento algum, Jesus questiona a qualidade da semente. Por quê?;
– em momento algum, Jesus sugere o cuidado do semeador na escolha do terreno. Por quê?;
– onde é que entramos nesta parábola de Jesus? Quem somos nós?;
– cada participante deverá relacionar as descobertas do grupo consigo mesmo, como pessoa (eu) e como Igreja (comunidade);
– elaborar um cartaz cujo título é: “Semear no mundo de hoje”.
Tempo: 3 minutos para a apresentação. Todos deverão participar.
Material: 1 cartolina, figuras de revistas, canetas hidrocor, tesoura e cola.

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